Neo Química Arena

Logo do Corinthians

Brabas confirmam o hexacampeonato na Neo Química Arena

Conquista garante vaga na Libertadores 2025

Por Cláudio Vilas Bôas
A- | A+


Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians

Na grande final do Campeonato Brasileiro Feminino 2024, realizada na manhã do último domingo (22), o Corinthians sagrou-se campeão ao vencer o São Paulo por 2 a 0, diante de 44.529 torcedores na Neo Química Arena, o que marcou um recorde de público na América do Sul para o futebol feminino. Com a vitória, o Timão se consolidou como o maior campeão da história da competição, conquistando seu sexto título: 2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e agora 2024. Na edição anterior, as Brabas superaram a Ferroviária na final.

Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, o Corinthians jogava pelo empate, mas foi além e presenteou a Fiel com uma vitória contundente. Jaqueline, aos 17 minutos do segundo tempo, e Carol Nogueira, aos 44, garantiram o placar de 5 a 1 no agregado, coroando uma campanha impecável. Esta foi a oitava final consecutiva das Brabas no Brasileirão.

O duelo também foi marcado pela estreia do novo uniforme, lançado em agosto em parceria com a Nike, reafirmando o compromisso do clube e da fornecedora com a luta antirracista. Além disso, a partida integrou ações da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero, coordenada pelo Ministério das Mulheres, com a presença da ministra Cida Gonçalves.

As jogadoras do Corinthians usaram braçadeiras de capitã em alusão à campanha contra a violência de gênero, e ambos os times posaram com uma faixa que estampava o slogan "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada", junto à divulgação do Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher.

Escalação
O técnico Lucas Piccinato escalou: Nicole, Isabela, Dani Arias, Mariza e Yasmin; Yaya, Vic Albuquerque e Duda Sampaio; Gabi Portilho, Jacqueline e Millene. Entraram no decorrer da partida: Erika, Paulinha, Ju Ferreira, Eudimilla, Carol Nogueira e Gabi Zanotti. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Kemelli, Lelê, Letícia Santos, Carol Tavares, Fernanda e Gi Fernandes.

Primeiro tempo
Mesmo com a vantagem construída no jogo de ida, as Brabas não se acomodaram e dominaram os primeiros 30 minutos da partida. Com maior posse de bola, o Corinthians pressionou, mas a defesa adversária se manteve firme, bloqueando as investidas pelas laterais.

Segundo tempo
Logo aos três minutos da etapa final, o São Paulo teve uma chance clara com Camilinha, que finalizou para fora. No entanto, o Corinthians foi mais eficiente. Aos 17 minutos, Yasmin fez um cruzamento da esquerda, Vic Albuquerque ajeitou de cabeça e Jaqueline completou para o gol, abrindo o placar e acendendo a festa nas arquibancadas.

Nos minutos finais, o São Paulo ainda assustou com um chute de Rafa Mineira que acertou a trave, mas aos 44 minutos, Carol Nogueira aproveitou um contra-ataque para ampliar. Já nos acréscimos, Robinha foi expulsa após revisão do VAR, e a torcida corintiana pôde comemorar o pentacampeonato consecutivo - e o sexto no total - do Brasileirão Feminino.

Próximo Jogo
O Corinthians volta à campo na próxima quarta-feira (25), às 17h, quando enfrenta a equipe do Marília, fora de casa, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.