Neo Química Arena

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C2B: evento de negócios apresenta oportunidades e inaugura HubFIEL

Agência Corinthians


Coworking Fiel, onde passa a funcionar o HubFIEL, na Neo Química Arena. Foto:  Flávio Andreoti Barbosa

O Corinthians realizou na tarde de quinta-feira, 22/6, o C2B: Corinthians to Business 2023, evento dedicado a negócios, parceiros comerciais e projetos de marketing e inovação do clube. Centenas de convidados estiveram na Neo Química Arena conferindo cases, oportunidades e interagindo num networking exclusivo. Também foi apresentado o HubFIEL, ecossistema de inovação dedicado a fortalecer o empreendedorismo, com foco na periferia.


Ivan Moré foi o apresentador do C2B. Foto: Mateus Lima/ Agência Corinthians

“Além de um clube de futebol, o Corinthians é um propósito e uma paixão, que movimenta mais de 35 milhões de pessoas mundo afora”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Sport Club Corinthians Paulista. “O C2B veio reforçar aos atuais e futuros parceiros, a potência que é o Corinthians e o poder de geração de negócios em diversas frentes: publicidade, tecnologia, eventos, licenciamentos, mídia e, claro, esportes. Tenho certeza de que todos saíram da Neo Química impactados pela abrangência, eficiência e resultados de nossos projetos.”

O C2B contou com a apresentação e moderação do jornalista Ivan Moré. O evento começou com uma revisão da atual gestão, com destaque para o recorde de receitas e o equilíbrio de contas, com participação da Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial, contratada em 2021 pelo Corinthians para auxiliar na transformação da administração do clube, otimizando seus recursos e melhorando sua eficiência.

Círculo virtuoso
O aspecto financeiro tem relação não só com o time profissional masculino, mas com todo o clube, incluindo projetos sociais e culturais e outras modalidades esportivas. Algumas foram destacadas, como futsal, skate, surfe, natação e, em especial, futebol feminino — referência internacional tanto em termos de formação de atletas e títulos conquistados, como em parcerias de negócios.

Esse desempenho faz parte de um círculo virtuoso: projetos consistentes que impactam milhões de torcedores e trazem resultados robustos para marcas e investidores. Nesse contexto, também foi destacado durante o C2B que o Corinthians é a marca número um, entre todas as esportivas do mundo, em valor agregado por torcedor nos ambientes digitais. O Timão também tem a camiseta que gera maior valor em exposição de mídia no Brasil.


Duilio Monteiro Alves. Foto: Mateus Lima/ Agência Corinthians

Equipe e entregas 360⁰
Para gerenciar esse complexo universo de oportunidades, o Corinthians montou um time com profissionais de planejamento, criação, atendimento, inovação, social media, PR e produção de conteúdo multiplataforma. A equipe tem enorme capacidade de produção e entrega de campanhas e projetos 360⁰ para marcas, agências, veículos e clientes em geral.

Nos últimos 30 meses, esse time trabalhou junto a nossos parceiros na realização de diversas campanhas, licenciamentos, ativações e conteúdos, entre outros. Como exemplos, foram citados no C2B o anúncio do atacante Yuri Alberto, contratação divulgada num branded content em que ele chegou ao Corinthians a bordo do novo Jimny Sierra da Suzuki; e a exibição em primeira-mão do trailer de “Adão Negro”, blockbuster da Warner Bros. Pictures, nos telões durante o pré-jogo, com uma Neo Química A

rena lotada e completamente ornamentada com o tema do filme nas placas de LED e com projeções no gramado. Ambos os cases contaram com enorme capilaridade digital, com vídeos, postagens e repercussão nas plataformas do Corinthians e dos clientes.

As placas de LED da arena e suas outras telas são operadas em parceria com a NEOOH – assim como outros ativos de out-of-home, inclusive no Parque São Jorge –, cujo circuito pode ser ativado de forma customizada ou por mídia programática. “A reestruturação de nossos ativos de mídia, com nova inteligência de entrega e a precificação que implementamos, tornou nossa oferta ainda mais eficiente para os anunciantes”, conta Sandor Romanelli, superintendente comercial do Corinthians.


José Colagrossi e Cris Gambaré. Foto: Mateus Lima/ Agência Corinthians

O Corinthians também apresentou os resultados do departamento de Licenciamento, cuja receita cresceu mais de 80% no ano passado em comparação com o período pré-pandemia e hoje gerencia mais de mil SKUs. Além de vestuário, acessórios, volta às aulas, calçados, editorial e outros produtos de parceiros e qualidade reconhecidos no mercado, o clube tem uma operadora de telefonia própria, a Fala Timão, com o melhor custo-benefício em planos pré-pagos do Brasil; e o Posto Corinthians, que além de vender combustível e ter serviços automotivos e loja de conveniência temática, possui uma arquibancada equipada com telão para assistir a jogos. “Nossa filosofia é trazer todo licenciado para dentro desse universo corinthiano, gerando engajamento com a torcida e aproximando ainda mais a marca de seu cotidiano, por meio da diversidade de produtos e serviços do nosso portifólio”, explica Roberta Omodei Barreto, gerente de atendimento e licenciamento do Corinthians.

Squad, arena e HubFIEL
Para impulsionar ainda mais essas ações, o clube divulgou no C2B seu Squad de Influenciadores. Criadores e celebridades da internet com milhões de seguidores que podem impulsionar ainda mais a campanha de clientes em projetos integrados com o Corinthians. “Essa estratégia inclui os próprios atletas e a Neo Química Arena de diversas formas. A Casa do Povo também tem oportunidades como espaços premium para networking, eventos para dias com e sem jogo, experiências com torcedores e projetos integrados com nosso aplicativo, o Universo SCCP”, relata Gilberto Corazza, superintendente de desenvolvimento de novos negócios e gestor comercial da Neo Química Arena. Ao mencionar a plataforma digital do Corinthians, Corazza destaca o profundo conhecimento que temos dos torcedores e as múltiplas possibilidades para ativar diferentes clusters em diversos momentos da jornada do consumidor.


José Colagrossi, Gilberto Corazza e Sandor Romanelli. Foto: Mateus Lima/ Agência Corinthians

Para além disso tudo, a arena também passa a ser o ponto focal do HubFIEL, novo ecossistema de empreendedorismo e inovação do Corinthians. Funcionando no Coworking Fiel, inaugurado em 14/6, o projeto vai integrar diferentes verticais de negócios dedicados a colaborar no desenvolvimento de empreendedores, autônomos e startups. O HubFIEL tem como objetivo central atrair grandes marcas para acelerar empreendimentos de impacto na Zona Leste paulistana e em todas as outras “zonas lestes” do Brasil por meio de capacitações, mentorias e conexões de mercado. “Nós queremos devolver à comunidade e à torcida tudo que ela deu de melhor ao Corinthians, que é seu amor e dedicação. Colaborar na geração de renda das famílias da periferia é, no fim das contas, ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirma Duilio.

Para marcar a inauguração do HubFIEL, Cassio Ramos, goleiro e ídolo corinthiano, se apresentou como embaixador do projeto. Sua primeira missão será fazer do Espaço TEA um modelo a ser reproduzido no maior número possível de estádios do Brasil. O ambiente da arena corinthiana é pioneiro, possuindo capacidade para 160 pessoas e estruturado junto a especialistas para oferecer a melhor experiência de jogo a autistas e familiares.

Também deixaram sua mensagem no palco do C2B os nossos parceiros Frederico Gama Gondim, diretor para soluções de serviços e tecnologia da Falconi; e Gustavo Velloso Verginelli, COO da OneFan. Por parte do Timão, também falaram Adriano Monteiro Alves, secretário-geral do Sport Club Corinthians Paulista; Cris Gambaré, diretora de futebol feminino; Danilo Fratangelo, gerente de planejamento e inovação; José Colagrossi, superintendente de marketing, comunicação e inovação; Marinho Barros, gerente de marketing; Roberto Gaviolli, superintendente financeiro; e Wesley Melo, diretor financeiro do SCCP e CFO da IPG Mediabrands.

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