No mês de julho, foi realizada na Neo Química Arena a reforma do campo de jogo do estádio, em conjunto com a World Sports, empresa responsável pelos cuidados do gramado da Casa do Povo desde o seu plantio, em 2013.
O processo nunca havia sido feito desde a inauguração da Arena, renovando a estrutura do campo e deixando o gramado igual ao utilizado na Copa do Mundo de 2014.
A primeira etapa da reforma foi a retirada de material orgânico da camada superficial. Isso é importante para proporcionar um cenário para uma manutenção mais agressiva do campo e facilitar com que a nova grama cresça de forma saudável e sem complicações. Após esse processo, a terra foi descompactada, deixando o terreno mais macio e propício para o desenvolvimento das sementes recém-plantadas, seguido de adubação.
Aproveitando que foi retirada toda a matéria orgânica “morta”, foram trocados sensores que auxiliam no monitoramento do campo, indicando os níveis de umidade, salinidade e temperatura de cada setor do gramado.
Com todo o processo inicial de maquinário realizado, as sementes tiveram uma janela de 15 dias para germinarem e crescerem. No período, não foram feitos cortes no campo, permitindo que todo o terreno repousasse bem até a retomada das ações para a reforma do gramado.
Após o descanso da grama, foi iniciada a segunda etapa da reforma, em técnica chamada de “stitching” (costura), que colocou no terreno as novas fibras sintéticas do gramado da Neo Química Arena. Com isso, a qualidade da grama da Casa do Povo retornou ao nível apresentado na Copa do Mundo de 2014 e nos anos posteriores, pois a fibra sintética ajuda na sustentação do campo e auxilia para a não formação de buracos com o impacto dos jogos, melhorando a tração do terreno.
Todos esses processos foram 100% finalizados antes da partida contra o Cruzeiro, na última quarta-feira, com atletas e torcedores sentindo a diferença positiva no campo da Neo Química Arena.
Lembrando que a Neo Química Arena é o único estádio do Brasil que utiliza grama de inverno ao longo do ano inteiro, tudo isso graças ao moderno sistema de refrigeramento localizado abaixo do campo. Dessa forma, o melhor gramado da América do Sul seguirá como referência por mais tempo.