Neo Química Arena

Logo do Corinthians

Neo Química Arena receberá sua 21ª final desde a inauguração; relembre

Retrospecto de confrontos que valem título na Casa do Povo, entre primeiros e segundos jogos, é favorável ao Timão

Por Agência Corinthians
A- | A+


Foto: José Manoel Idalgo

O Corinthians entra em campo na próxima quinta-feira (27), em mais uma grande final de Paulistão. O Derby decisivo, que vale a taça da competição, será disputado na Neo Química Arena, às 21h35. 

A Casa do Povo será, mais uma vez, palco de um confronto decisivo que vale título. Desde sua inauguração, o estádio já recebeu 20 finais — entre futebol masculino, feminino e categorias de base — de 2014 até hoje.

O clássico contra o Palmeiras, no futebol masculino, marcará a sétima final disputada na Casa do Povo. A primeira aconteceu em 2017, quando o Corinthians superou a Ponte Preta na decisão do Paulistão — empate por 1 a 1 em casa, após vitória no jogo de ida, em Campinas.

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Em 2018, duas finais diante da Fiel em casa. A primeira, pelo Paulistão, um revés no primeiro derby da final daquele ano, mas o título veio para o Parque São Jorge após o Corinthians superar o rival como visitante na volta. Em seguida, o Coringão acabou sendo superado pelo Cruzeiro, na decisão da Copa do Brasil. No entanto, em 2019 o Corinthians voltou a comemorar um título em casa superando o São Paulo, na final do Paulistão daquele ano, por 2 a 1. 

As decisões mais recentes do futebol masculino foram primeiros jogos das decisões e ambas terminaram sem gols, dois empates por 0 a 0, em 2020, na final do Paulistão em mais um Derby e, em 2022, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. 

Finais das Brabas

O futebol feminino foi a modalidade com mais finais disputadas na Casa do Povo, 12 ao total, com um desempenho favorável perfeito. As Brabas venceram todos os jogos em finais na Neo Química Arena e ficaram com o título em 11 das 12 oportunidades disputadas. 

A primeira, assim como o masculino, foi válida pelo Paulistão. Vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, em 2019. Em seguida, os seguintes confrontos: 

2020: Corinthians 4 x 2 Avaí-Kindermann – Brasileirão
2021: Corinthians 3 x 1 Palmeiras – Brasileirão e Corinthians 3 x 1 São Paulo – Paulistão
2022: Corinthians 1 x 0 Grêmio – Supercopa do Brasil e Corinthians 4 x 1 Internacional – Brasileirão
2023: Corinthians 4 x 1 Flamengo – Supercopa do Brasil, Corinthians 2 x 1 Ferroviária – Brasileirão e Corinthians 4 x 1 São Paulo – Paulistão
2024: Corinthians 1 x 0 Cruzeiro – Supercopa do Brasil, Corinthians 2 x 0 São Paulo – Brasileirão e Corinthians 1 x 0 Palmeiras – Paulistão. 

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Categoria de base

O futebol masculino Sub-20 do Timão também jogou por duas vezes partidas de final na Neo Química Arena, com um título e um vice-campeonato. 

A primeira vez que a Casa do Povo recebeu uma final da categoria foi em 2022, na final do Brasileirão Sub-20 daquele ano. Em um Derby, o Timão ficou atrás do placar por 1 a 0. 

Entretanto, dois anos depois, em 2024, os Filhos do Terrão puderam comemorar um título junto da Fiel na Neo Química Arena, na principal competição de categoria de base do país. Na final da Copinha, o Coringão venceu o Cruzeiro por 1 a 0 e conquistou o 11º título do torneio.

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians