Outubro Rosa: 31 mulheres atendidas no 1º dia de mamografias na Neo Química Arena

Agência Corinthians

Fotos: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians

Nesta terça-feira (18), a Neo Química Arena recebeu o primeiro dia de atendimentos da Carreta de Mamografias, dando sequência às ações de Outubro Rosa que o Corinthians, por meio do seu Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania, promove. Ao todo, 31 mulheres foram atendidas. 

Os atendimentos seguem até o dia 26/10 - no decorrer da semana, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

ATENÇÃO: Em 26 de outubro, último dia da campanha, o horário será das 8h às 12h, devido ao jogo contra o Fluminense, pelo Brasileirão 2022, a ser realizado às 21h45 na Neo Química Arena.



Serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir das 8h, para o atendimento do mesmo dia. 

Documentos necessários - (Pedido médico pode ser assinado por uma enfermeira) 

• Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG; 
• Mulheres de 50 a 69 anos precisam levar apenas RG e cartão SUS; 
• Mulheres acima de 70 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG;

Informações de preparo:  não utilizar desodorante no dia do exame.  

Informações adicionais: ter realizado exame de mamografia há pelo menos um ano; caso o último exame tenha sido há menos de um ano, apresentar a carta do médico informando. 

As imagens do exame são entregues no ato para a paciente e o laudo pode ser retirado pelo site https://mulheresdepeito.fidi.org.br. Informações mais detalhadas são passadas para a paciente no ato da abertura de ficha.

O Outubro Rosa do Corinthians acontece com a parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hospital Santa Marcelina e da FIDI Medicina Diagnóstica.



Sobre o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990 no evento "Corrida pela Cura", realizado nos Estados Unidos para arrecadar fundos para pesquisas da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento, que visava ao tratamento do câncer de mama, ocorria sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. À medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional no país, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera (em São Paulo), com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas instituições, empresas e organizações, relacionadas à medicina ou não, passaram a iluminar prédios e monumentos, realizar ações e passar uma só mensagem, principalmente para as mulheres: a prevenção ao câncer de mama é necessária.