O Corinthians, por meio do seu Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania, realizou entre os dias 18 e 26 de outubro a campanha Outubro Rosa na Neo Química Arena, onde uma Carreta de Mamografias foi disponibilizada para a realização de exames gratuitos.
Em todo o período de atendimento, foram realizadas 386 mamografias nas mulheres que estiveram presentes na Casa do Povo. Os números da campanha deste ano superaram os do ano passado, em que 378 exames foram realizados
O Outubro Rosa do Corinthians contou com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hospital Santa Marcelina e da FIDI Medicina Diagnóstica.
Sobre o Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990 no evento "Corrida pela Cura", realizado nos Estados Unidos para arrecadar fundos para pesquisas da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento, que visava ao tratamento do câncer de mama, ocorria sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. À medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional no país, até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera (em São Paulo), com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas instituições, empresas e organizações, relacionadas à medicina ou não, passaram a iluminar prédios e monumentos, realizar ações e passar uma só mensagem, principalmente para as mulheres: a prevenção ao câncer de mama é necessária.